NotíciasEmpréstimo

Antecipação do FGTS é liberada para TRABALHADORES com final de CPF 1 a 9; veja

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser antecipado pelos trabalhadores que atendem aos requisitos. Confira.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo de proteção ao trabalhador criado pela Lei nº 5.459, de 12 de maio de 1966. Seu objetivo principal é proteger o trabalhador demitido sem justa causa, fornecendo-lhe uma reserva financeira para ajudá-lo a se manter até encontrar um novo emprego. Então, o empregador deposita mensalmente 8% do salário bruto do trabalhador na conta vinculada ao fundo.

Antecipação do FGTS é liberada para TRABALHADORES com final de CPF 1 a 9; veja
Saiba quem pode antecipar o FGTS – Foto: Jeane de Oliveira

Como funciona e quem pode pedir a antecipação do FGTS?

A antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito que permite ao trabalhador receber de forma adiantada uma porcentagem do saldo de seu Fundo de Garantia. Essa opção surgiu em 2019 e vem ganhando popularidade devido à sua praticidade e rapidez.

O que é o  saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. No entanto, nem sempre esse valor é suficiente para atender a necessidades imediatas. Por isso, foi criada a possibilidade de antecipação desse saque, permitindo acesso a uma quantia maior de uma só vez.

Como funciona a antecipação?

A antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo, onde o valor solicitado é descontado do saldo do FGTS no mês de aniversário do trabalhador, anualmente. O processo é simples e não compromete a renda mensal, pois o pagamento é feito diretamente do saldo do Fundo de Garantia. Para contratar, basta ter saldo disponível e optar pela modalidade de saque-aniversário no aplicativo do fundo.

Estas são as principais vantagens da antecipação:

  • Acesso rápido ao dinheiro: o valor é creditado na conta bancária em até 24 horas úteis após a aprovação.
  • Não compromete a renda mensal: o desconto é feito diretamente do saldo do FGTS, sem impacto na renda mensal.
  • Sem burocracia: o processo é realizado de forma online, sem necessidade de abertura de nova conta bancária.
  • Juros atrativos: as taxas de juros são geralmente mais baixas em comparação a outros tipos de empréstimos.

A antecipação do FGTS pode ser realizada em diversas instituições financeiras autorizadas pela Caixa Econômica Federal, desde que o trabalhador permita que o banco acesse o valor de seu fundo. 

Não faça a antecipação do Fundo de Garantia antes de saber disso

FGTS
Foto: Jeane de Oliveira

Para solicitar a antecipação do FGTS, o trabalhador precisa aderir ao saque-aniversário. Ou seja, ele perde o direito ao saque-rescisão nos casos de demissão sem justa causa. Vale destacar que ele só poderá sair da modalidade após dois anos no saque-aniversário. Além do mais, ele ainda poderá sacar a multa de 40% sobre o valor do fundo. Portanto, é necessário pensar antes de tomar a decisão. 

Pedi a antecipação do FGTS e fui demitido, e agora?

Mesmo demitido, o trabalhador ainda precisará arcar com as parcelas do empréstimo. Caso contrário, corre o risco de ter o CPF negativado. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo